sexta-feira, 12 de março de 2010

A terra primitiva

Estima-se que a terra surgiu a aproximadamente 4,6 biliões de anos atrás e que,durante muito tempo,permaneceu como um ambiente inóspito,contituido por aproximadamente 80% de gás carbónico,805 de metano,5% de monóxido de carbono,e 5% e gás nitrogénio.O gás oxigénio era ausente ou bastante escasso,já que a sua presença causaria a oxidação e destruição dos primeiros compostos orgânicos,o que não ocorreu,proporcionamdo mais tarde o surgimento da vida.

Nosso planeta foi,durante muito tempo extremamente quente em razão das atividades vulcâni-cas,jorrando gases e lava,ausência da camada de ozónio,raios utravioletas,descargas eletricas e bombardeamento de corpos oriundos do espaço,sobre isso inclusive,sabe se que a maioria do carbono e e moléculas de agua existentes hoje foi parte constituintes de asteróides que chegaram ate aqui.

A agua permitiu ao longo de muito tempo o resfriamento da surpeficie terrestre,em processos cíclicos e sucessivos de evaporação,condensação e precipitação após seu resfriamento moléculas de agua foram se acumulando nas depressões profundas do planeta,formando oceanos primitivos.

Agregadas a outras substancias disponíveis no ambiente,arrastada pelas chuvas ate lá,proporcionaram mais tarde o surgimento de primitivas formas de vida,muitas destas substancias teriam vindo do espaço,enquanto outras foram formadas aqui,graça as energias produzidas pelas descargas eletricas e radiações.

Um cientista que muito contribuiu para a compreensão de alguns desses aspectos foi Stanley Lhoid Myller,que em 1953,criou um dispositivo que simulava as possíveis condições da terra primitiva,tendo como resultado final a formação de moléculas orgânicas,a parti de elementos químicos simples.

3 comentários:

  1. Este assunto já não é muito antigo?
    Vocês deveriam colocar outra coisa, porque isso já é passado.
    Postado por Helorya n° 12 7° E

    ResponderExcluir
  2. Se foi a última chance!! BLOG AVALIADO!

    ResponderExcluir
  3. Por que vocês não postam algo mais,como curiosidades do que ela explica.Postem algo sobre protozoários...Isso é recente.Essa é a minha dica.Boa Sorte
    Ernesto Sousa

    ResponderExcluir